| Naviraí/MS - Sábado, 20 de Abril de 2024

PROJETO ARTE E RESISTÊNCIA-UFMS/CPNV: ESTREIA EM NOITE MEMÓRAVEL


Foto: Divulgação Por: | 28/05/2023 18:08

 

Texto/Professor do curso de Ciências Sociais Dr. Andrey Minin Marin./02-10-2020
Instituição/CPNV/UFMS

Na última quarta-feira, dia 30 de setembro, teve início em modalidade online o projeto “Arte e resistência nos gêneros textuais conto, poema e letra de música.”, tendo como proposta apresentar plurais manifestações culturais em distintos gêneros, de contos literários, curtas a poemas e muita música.  E se as expectativas eram grandes para chegada do evento, sua realização não decepcionou. Foi memorável.

Contando com “casa cheia”, em tempos de lives, mais de cento e cinquenta pessoas participaram, o que necessitou até de abertura de uma nova sala virtual. Em cerca de uma hora e meia ficou evidente que existem muitas manifestações culturais que ainda pulsam em nosso cotidiano, para além de espaços e conglomerados que, por vezes, acabam excluindo tudo e todos que não personificam, em sua concepção, uma “via de mão única” para produção cultural. E a proposta do projeto foi alcançada justamente neste aspecto: possibilidade de novos espaços de produção e circulação das mais variadas manifestações artísticas, tendo neste aspecto a universidade pública, gratuita e de qualidade papel central para tais realizações, como bem pontuou a coordenadora do evento, a docente UFMS/CPNV Telma Vaz.  

O evento contou com apresentações de discentes e servidores da UFMS, com convidados externos idealizadores de projetos artístico-musicais de destaque na região, como SoulRa e PXTMARGINAL, bem como com o sempre importante “palco aberto”, no qual muitos participantes puderam expressar seus textos, poemas e outras manifestações artísticas que simbolizaram e fizeram jus ao projeto: arte e resistência. Dentre a riqueza das manifestações apreendidas em cada palavra, gesto e sonoridade, o emaranhado da vida cotidiana se fez vivo: problemáticas sociais, (des) caminhos da política nacional, muitas angústias, mas também amores e afetos foram captados pelas distintas formas de arte.  E em tempos de distanciamento social, a iniciativa conseguiu proporcionar um ótimo ambiente de troca de experiências e reflexões, não somente sobre os tempos atuais, tão fraturados, mas sobre a arte e cultura em sua pluralidade.

Esta atividade se encontra apenas em seu movimento inicial, ligado a projeto de extensão financiado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, organizado pelo campus de Naviraí, tendo a frente de sua organização a coordenadora do curso de Ciências Sociais, Telma Vaz, e três acadêmicos do mesmo curso, os discentes Júlio Cezar dos Santos Silva; Raphael Ferreira Rodrigues e Rodolpho Rodrigues Carvalho Marin. Para organização deste primeiro encontro a comissão contou ainda com a parceria de ex-estudantes, professores(as) e servidores da mesma instituição.

Este foi apenas o primeiro encontro, que já deixa suas credenciais também pelo mote de parcerias e apoios gestados, de instâncias municipais, tais como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Naviraí e Núcleo de Inspeção de Dados Escolares, passando pela central participação de docentes e alunos do CPNV e outros coletivos e projetos de extensão que comungam destas ideias e ideais para arte e cultura. Sua continuidade já tem data marcada: dia quinze de outubro. E pelo primeiro encontro, temos a certeza de que muita coisa boa ainda está por vir.

 

Diario do interior



Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: