|
Hoje é Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025.
Foto: Diogo Zanatta/Embrapa
Por: Editorial | 14/04/2024 09:11
O excesso de chuvas, induzido pelo El Niño na última safra, ocasionou perdas na produção de grãos e forragens na região Sul.
Além de perdas quantitativas, o setor sementeiro avalia agora as perdas qualitativas, já que muitas áreas de multiplicação não atingiram os parâmetros específicos para a comercialização de sementes.
O clima adverso de 2023 impactou a qualidade das sementes, principalmente no trigo, afetando sua qualidade fisiológica e sanitária. Isso resultou em uma redução na produção de sementes no Rio Grande do Sul e no Paraná. A falta de qualidade das sementes levou a uma maior adoção de sementes certificadas nesta safra, elevando os preços.
Além disso, a escassez de sementes forrageiras está afetando a implantação de pastagens, com redução na oferta e aumento nos preços. O tratamento de sementes é recomendado para garantir a qualidade sanitária da lavoura e evitar prejuízos causados por doenças. A atenção à quantidade de sementes na semeadura também é crucial para evitar custos excessivos e problemas como o acamamento. (Com informações, Canal Rural)
