|
Hoje é Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025.
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Por: Editorial | 14/07/2024 12:02
O volume de café arábica colhido nas regiões do Cerrado Mineiro e do Sul de Minas, importantes polos de produção da variedade, já ultrapassou metade do total esperado para a temporada 2024/25, de acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). No entanto, produtores continuam preocupados com a qualidade dos grãos, que ainda não atingiu o padrão esperado.
Desde o início da colheita no Sul de Minas, agentes consultados pelo Cepea relatam que a gramatura dos grãos está inferior ao registrado em anos anteriores no mesmo período. Com grãos de peneira abaixo de 17/18, os cafeicultores precisam de mais grãos para encher uma saca, o que aumenta o custo unitário de produção.
Quanto ao café robusta, a colheita está se aproximando do fim. No entanto, os agentes consultados indicam que a qualidade para bebida também está abaixo do esperado, com grãos com peneira inferior ao desejável.
Apesar do avanço das atividades de campo no Brasil, as cotações do café arábica e robusta continuam em alta. Pesquisadores do Cepea apontam que o cenário de oferta global restrita, especialmente para o robusta, e o baixo volume de grãos da safra nova brasileira disponibilizado no mercado nacional estão sustentando os preços internos. É importante ressaltar que os produtores destinamaçõ os primeiros lotes ao cumprimento de contratos, o que também influencia na oferta disponível para o mercado spot nacional.(Informações Canal Rural)
