O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 estará disponível para consulta a partir de quarta-feira (24). A consulta deve ser feita no site da Receita Federal.
Até o último domingo (21), os brasileiros já haviam pago R$ 2 trilhões em impostos aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano. O dado foi divulgado pelo Impostômetro, uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), exibido em um painel no centro histórico da capital paulista. O valor foi atingido às 8h20 de domingo (21).
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, destacou que este valor foi alcançado 40 dias mais cedo em comparação ao ano anterior. A arrecadação foi impulsionada pelo impacto da inflação, a reintegração do PIS e COFINS aos combustíveis, além do aumento da atividade econômica, renda e emprego. No mesmo dia, no ano passado, o Impostômetro marcava R$ 1,7 trilhão.
“Temos um sistema tributário que taxa excessivamente o consumo. À medida que os preços dos bens e serviços aumentam, a arrecadação também cresce. Além disso, a elevação da atividade econômica tem um impacto positivo na arrecadação. Se esses dois fatores continuarem presentes, é provável que continuemos a ver a antecipação desse resultado," explica Gamboa.
Segundo o economista, os brasileiros pagam uma carga tributária "desproporcional" ao nível de desenvolvimento econômico do país. "Nossa carga tributária é comparável à da Grã-Bretanha, embora nossa renda por habitante seja significativamente inferior," ressalta.