| Hoje é Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024.

Mini cabra 'esconde' filhote em exame e surpreende dono com trigêmeas


Foto: Haras Fom/ Divulgação Por: Editorial | 20/08/2024 16:44

Fernando Montenegro, criador de mini cabras há oito anos, foi surpreendido com o nascimento inédito de trigêmeas em seu Haras Fom, localizado em Tatuí, no interior de São Paulo. Conhecido pelo foco em melhoramento genético, o haras também abriga pôneis, mini bovinos e cavalos da raça mangalarga. As três fêmeas nasceram no dia 12 de agosto, pesando cerca de 900 gramas cada uma e medindo 18 centímetros de altura. A equipe do haras, que esperava um parto gemelar com base no ultrassom, foi pega de surpresa pela chegada da terceira cabritinha.

"Acreditávamos que seriam apenas dois animais, mas nasceram três. O ultrassom não detectou a terceira cabra. Felizmente, todas estão bem, assim como a mãe, que já tem entre seis e oito anos e é uma excelente mãe. Ela já havia dado à luz gêmeos anteriormente", explicou Fernando.

O criador compartilhou a novidade nas redes sociais, onde pediu ajuda aos seus mais de 57 mil seguidores para escolher os nomes das novas integrantes do haras. Entre as sugestões, destacam-se Florzinha, Lindinha e Docinho, em referência às personagens do desenho "As Meninas Superpoderosas", além de Três Mosqueteiras e nomes icônicos como Gal, Bethânia e Elis.

Embora o nascimento de gêmeos seja comum entre cabras, o surgimento de trigêmeos é mais raro. Segundo a veterinária Letícia Jorge, especialista em laparoscopia reprodutiva de pequenos ruminantes, algumas raças de cabras possuem predisposição genética para múltiplas ovulações, o que pode resultar em partos múltiplos.

"Muitos criadores realizam uma seleção genética, escolhendo como matrizes as fêmeas que produzem mais de um cabrito por parto. Dessa forma, as crias dessas fêmeas também terão maior probabilidade de partos múltiplos quando alcançarem a idade reprodutiva", explicou Letícia.

As trigêmeas, apesar de compartilharem a mesma gestação, não são idênticas. Uma delas é marrom (caramelo) com manchas brancas, outra é branca com manchas em tons de marrom e vermelho, e a terceira tem uma pelagem que lembra a cor de areia.

Com uma semana de vida, as cabritinhas estão se recuperando bem e ganhando peso. Atualmente, pesam entre 1 e 1,3 quilos. Além do leite materno, Fernando complementa a alimentação com suplementos para garantir o desenvolvimento saudável das três.

"A mãe tem apenas dois peitos, então observamos qual das três está com mais fome e oferecemos complemento na mamadeira para que todas se desenvolvam de forma equilibrada", concluiu o criador. (Informações Globo Rural)




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: