| Hoje é Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024.

Mato Grosso do Sul se torna polo de genética suína no Centro-Oeste graças à alta biosseguridade


Fotos: Mairinco de Pauda Por: Editorial | 13/09/2024 15:04

Mato Grosso do Sul foi escolhido para abrigar a primeira unidade de produção de sêmen suíno da Agroceres PIC, graças ao elevado padrão de biosseguridade animal e à oferta de matéria-prima na região. A nova, localizada a 30 km de Campo Grande, na rodovia MS-040, será inaugurada no final de novembro, com uma unidade de investimento de R$ 50 milhões. A planta terá capacidade para atender até 120 mil matrizes suínas por ano.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) visitou o local das obras. O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda, e o gerente de suinocultura Rômulo de Freitas Gouveia Jr. foram recrutados por Nevton Hector Brun, gerente de produção da Agroceres, que apresentou o andamento da construção.

A unidade terá suas operações com 850 reprodutores, e a expectativa é iniciar a produção de sementes em fevereiro de 2024, com capacidade de gerar mais de um milhão de doses anuais. O foco atenderá suinocultores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O projeto também se destaca por atender às mais recentes normativas de bem-estar animal, sendo o primeiro no Brasil a adotar baias de seis metros quadrados, em vez de gaiolas.

Escolha estratégica

A escolha de Mato Grosso do Sul para a instalação da central foi considerada estratégica pela empresa. “Precisamos implementar uma unidade na região Centro-Oeste e, quando analisamos Mato Grosso do Sul, identificamos uma excelente posição logística”, explicou o gerente Nevton Brun. Ele destacou também a importância da biosseguridade animal, um fator decisivo para garantir a saúde dos rebanhos.

Outro ponto relevante é a qualificação da mão de obra. “Estamos iniciando o processo de captação de profissionais locais com o perfil adequado para esse modelo de negócio. Após a contratação, esses trabalhadores serão treinados em outras unidades da empresa”, detalhou Brun. A central deve gerar cerca de 20 vagas de trabalho altamente especializadas.

Impacto na suinocultura local

Para Marivaldo Miranda, coordenador de Pecuária da Semadesc, a instalação da Agroceres fortalece a suinocultura estadual. “Uma central de fornecimento de material genético de alta qualidade permitirá atender Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso e Goiás, gerando investimentos e investindo o Estado em uma posição de destaque no setor”, afirmou.

O secretário-executivo Rogério Beretta reforçou a relevância da escolha do MS para o projeto. "O fato de Mato Grosso do Sul ter sido escolhido pela Agroceres PIC demonstra o avanço da suinocultura no Estado. A segurança sanitária, o acesso à matéria-prima e o alto nível de biosseguridade são fatores que consolidam nossa posição como referência no setor", .




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: