A proporção de imóveis rurais com acesso à internet 4G ou 5G no Brasil passou de 37% para 43,8% entre abril e setembro deste ano, representando um avanço de 6,8 pontos percentuais. Os dados são do Indicador de Conectividade Rural (ICR), atualizado pela Associação ConectarAGRO. O levantamento também revelou um aumento na área de uso agrícola conectada, que saltou de 19% para 23,8% no mesmo período.
Em termos gerais, o índice médio de conectividade por município subiu de 0,45 para 0,6, o que equivale a um crescimento de 35,6%. O indicador varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo de um, maior é a cobertura de internet nas áreas rurais.
Entre os destaques do estudo estão os municípios de Campo Novo do Parecis (MT), que viu seu índice subir de 0,21 para 0,39; Correntina (BA), com crescimento de 0,13 para 0,22; e Chapadão do Sul (MS), que registrou um dos maiores avanços, de 0,71 para 0,88.
De acordo com a ConectarAGRO, o aumento da cobertura se deve, principalmente, à expansão da conectividade em áreas próximas a rodovias e centros urbanos, o que beneficiou também pequenas propriedades, permitindo que suas lavouras fossem integralmente conectadas. Além disso, áreas de preservação ambiental e territórios indígenas também tiveram avanços significativos, com um ganho proporcional na representatividade dessas áreas conectadas em relação às de uso agrícola.