Na próxima terça-feira (5), o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Justiça e Segurança Pública, lançará a Operação Piracema 2024/2025. O evento ocorrerá no auditório Shiley Palmeira, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a partir das 8h.
A operação, que se estenderá até 28 de fevereiro de 2025, visa fiscalizar e controlar as atividades de pesca durante o período de defeso, iniciando em 1º de novembro na bacia do Paraná e em 5 de novembro na bacia do Paraguai, conforme o Decreto Estadual 15.166/2019.
Os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Antonio Carlos Videira (Sejusp) apresentarão detalhes sobre as estratégias e a estrutura mobilizada para garantir a suspensão das atividades pesqueiras. A Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Comando de Policiamento Rural realizarão ações conjuntas, utilizando veículos, barcos e drones para monitorar os rios.
Os comerciantes devem informar ao Imasul, até 4 de novembro, sobre a quantidade de pescado em estoque. O não cumprimento resultará em apreensões e multas que podem chegar a R$ 100 mil. Durante a operação anterior, foram vistoriados 112 estabelecimentos e abordados 2.016 veículos, resultando em apreensões de pescado irregular.