A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) concedeu um prazo de anistia para que produtores de caprinos e ovinos do Mato Grosso do Sul regularizem seus rebanhos sem custos até 31 de dezembro de 2025. A medida faz parte da Portaria Iagro MS Nº 3.743, publicada em 1º de novembro de 2024, que define diretrizes do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos.
A portaria estabelece que os produtores poderão atualizar os registros durante campanhas semestrais de declaração de rebanhos nas seguintes datas:
A anistia também será válida para declarações feitas fora desses períodos, desde que realizadas até o prazo final.
Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a decisão atende demandas da cadeia produtiva e da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura do Estado. "Ainda há a necessidade de uma maior atualização dos rebanhos de caprinos e ovinos sul-mato-grossenses", afirmou.
Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 9.945 caprinos em 943 propriedades e 264.952 ovinos distribuídos em 10.092 propriedades.
Suzana Ortega, chefe do Núcleo do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos da Iagro, reforçou a importância da medida. “Essa é a última oportunidade para os produtores regularizarem seus rebanhos sem custos, independentemente de divergências no número declarado anteriormente.”
A iniciativa busca aprimorar a base de dados sobre a produção de caprinos e ovinos no Estado, contribuindo para ações de defesa sanitária e desenvolvimento do setor.