|
Hoje é Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025.
Foto: Gage Skidmore
Por: Editorial | 08/12/2024 09:21
A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos reacendeu um debate importante sobre os rumos da política externa americana e os impactos nas relações com o resto do mundo. A postura isolacionista e o discurso America First (“América em primeiro lugar”), característicos de Trump, levantam dúvidas sobre a atuação do país nas negociações multilaterais.
Em seu último governo, o americano chegou a retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, além de deixar as discussões internacionais de lado. Segundo o cientista político Leandro Consentino, a postura isolacionista de Trump pode prejudicar tanto os EUA quanto outros países do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.
“O distanciamento de foros importantes e de construções multilaterais enfraquece a posição americana como liderança global e compromete avanços em questões econômicas e políticas”, avalia. Para ele, a ausência dos Estados Unidos em discussões internacionais pode desestabilizar acordos e metas, trazendo retrocessos significativos.
