A saúde pública de Mato Grosso do Sul vivenciou importantes avanços em 2024 com a inauguração da nova sede da Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz, em Campo Grande, e a ampliação do Programa Remédio em Casa, que trouxe mudanças significativas no atendimento à população e na qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.
A nova sede, inaugurada em agosto, foi projetada para centralizar serviços de assistência farmacêutica, oferecendo uma estrutura moderna e acessível para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Com uma ampla área de atendimento, ambientes climatizados e otimização no estoque de medicamentos, a unidade visa reduzir filas e tempo de espera, melhorar a disponibilidade de medicamentos e garantir maior eficiência nos processos. Além disso, a unidade é equipada com tecnologia integrada para facilitar o acompanhamento de solicitações e renovações de receitas, e conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.
Programa Remédio em Casa: Acesso Facilitado aos Medicamentos
Paralelamente à modernização da Casa da Saúde, o Programa Remédio em Casa tem se consolidado como uma iniciativa de sucesso. Lançado em 2022, o programa já beneficiou 14.815 pacientes, tanto da capital quanto do interior do estado, com a entrega de medicamentos de uso contínuo diretamente nas casas dos pacientes. Isso tem garantido a continuidade dos tratamentos, especialmente para aqueles com doenças crônicas, como diabetes e artrite reumatoide.
Impactos Positivos
A combinação da nova estrutura da Casa da Saúde com o Programa Remédio em Casa tem gerado um impacto direto na vida dos cidadãos, proporcionando:
Rumo ao Futuro
Com a nova Casa da Saúde e o Programa Remédio em Casa, Mato Grosso do Sul avança na construção de um SUS mais eficiente, acessível e acolhedor. O Governo do Estado segue comprometido com a melhoria contínua da saúde pública, investindo em tecnologia, logística e humanização para garantir que todos os sul-mato-grossenses tenham acesso a um atendimento de qualidade.