| Hoje é Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025.

Metapneumovírus (HMPV): Ameaça de nova pandemia?


Especialistas garantem que o surto na China não deve se tornar uma pandemia global como a Covid-19
Metapneumovírus (HMPV) gerando preocupação global, mas especialistas descartam risco de nova pandemia. Foto: CDC/EUA/ND Por: Editorial | 07/01/2025 14:47

O Metapneumovírus (HMPV), responsável por um surto de infecções na China, especialmente entre crianças, tem gerado preocupações globais, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) monitorando de perto a situação. No entanto, especialistas descartam a possibilidade de o vírus apresentar comportamentos semelhantes aos do Sars-CoV-2, que originou a pandemia de Covid-19.

O HMPV já circula globalmente desde 2001 e é considerado uma doença sazonal, com pico de casos no inverno. A infectologista Raquel Murraeke esclarece que, ao contrário da Covid-19, o HMPV não é um vírus novo e a população mundial possui imunidade natural contra ele. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004 e está relacionado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que também afeta crianças.

A transmissão do HMPV ocorre por meio de secreções respiratórias, assim como o coronavírus, e os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. As crianças de até cinco anos, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido são os grupos mais vulneráveis. Embora o surto tenha despertado o interesse global, o vírus não apresenta as mesmas características para provocar uma nova pandemia.

A busca por informações sobre "vírus na China" tem aumentado no Brasil, especialmente no Google, refletindo a crescente preocupação com o HMPV.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: