|
Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.
Medida Provisória publicada por Lula busca garantir a gratuidade do Pix e proteger consumidores contra abusos. Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilMarcello Casal Jr./Agência Brasil
Por: Editorial | 16/01/2025 14:45
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (16), uma Medida Provisória (MP) que fortalece a gratuidade do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos. Publicada no Diário Oficial da União, a MP já está em vigor e estabelece que não há tributos, como impostos, taxas ou contribuições, sobre o uso do serviço.
O texto também proíbe fornecedores de produtos e serviços de cobrar preços superiores ou encargos adicionais para pagamentos feitos via Pix à vista. Caso haja descumprimento dessa regra, os fornecedores estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, a Medida Provisória determina que os fornecedores devem informar de forma clara sobre a proibição de cobranças extras em transações com o Pix. Um canal digital será criado para receber denúncias de abusos e crimes contra os direitos do consumidor, conforme o ato do secretário nacional do Consumidor.
A MP ainda atribui ao Banco Central a responsabilidade de garantir a integridade da infraestrutura digital do Pix, a privacidade das informações financeiras e a proteção dos dados pessoais dos usuários.
A medida surge em resposta às fake news que circulam sobre o sistema e às reclamações de consumidores, especialmente após a ampliação da fiscalização sobre operações financeiras. (Com informações Agência Brasil)
