|
Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.
Dados do Monitor do PIB-FGV refletem crescimento econômico em novembro, liderado pela indústria e agropecuária. Foto: Arquivo/Agência Brasil
Por: Editorial | 17/01/2025 14:23
A atividade econômica brasileira registrou crescimento de 0,6% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Monitor do PIB-FGV, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas. O PIB acumulado até outubro foi estimado em R$ 10,708 trilhões em valores correntes.
O consumo das famílias apresentou alta de 5,7% no trimestre móvel encerrado em novembro, embora tenha registrado uma desaceleração no ritmo de crescimento pela primeira vez desde maio de 2024. Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 10% no mesmo período, impulsionada principalmente pelo segmento de máquinas e equipamentos.
As exportações avançaram 4,4%, maior taxa desde abril de 2024, com destaque para bens de consumo e intermediários, apesar do impacto negativo do desempenho das exportações de produtos agropecuários. As importações cresceram 18,8%, com expansão em todos os segmentos, especialmente nos bens intermediários, que representaram metade do aumento.
A indústria e a agropecuária foram os principais motores do crescimento econômico no mês. Enquanto a indústria de transformação permaneceu estagnada, a indústria extrativa, a construção e os serviços de eletricidade apresentaram forte alta. No setor de serviços, no entanto, houve estagnação pelo segundo mês consecutivo, comportamento semelhante ao observado no consumo das famílias. (Com informações Agência Brasil)
