|
Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.
Consumidores observam alta nos preços de itens básicos nos supermercados. Foto: Reprodução/SBT News
Por: Editorial | 24/01/2025 14:30
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, apresentou alta de 0,11% em janeiro, contrariando as expectativas do mercado, que previa deflação. O grupo de alimentação e bebidas foi o principal responsável pelo aumento, com destaque para o tomate, que subiu 17,12%, e o café moído, com alta de 7,07%.
Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice desacelerou em relação a dezembro, quando registrou 0,34%. No entanto, a inflação acumulada nos últimos 12 meses chegou a 4,5%, superando a meta do Banco Central, de 3%.
Outros grupos também influenciaram o IPCA-15, como transportes, que teve alta de 1,01%, com destaque para passagens aéreas (+10,25%) e combustíveis. Por outro lado, o grupo habitação apresentou queda de 3,43%, aliviando parcialmente a pressão inflacionária.
Medidas para conter preços dos alimentos
Nesta sexta-feira (24), o presidente Lula reuniu ministros para discutir ações destinadas a frear o aumento de alimentos básicos. Entre as propostas em análise estão mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), incentivo à diversificação agrícola no Plano Safra e ajustes em benefícios como vale-alimentação.
