|
Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.
Gabriel Galípolo durante reunião na Fiesp, onde destacou as medidas do Banco Central para controlar a inflação. Foto: Reprodução/YouTube
Por: Editorial | 14/02/2025 14:25
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta sexta-feira (14) que a instituição dispõe de mecanismos para cumprir a meta de inflação de 3% em 2025, dentro do intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%. A declaração ocorreu durante reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
No Boletim Focus desta semana, as projeções do mercado indicam inflação de 5,58% para 2025 e 4,30% para 2026, acima da meta estabelecida. Galípolo destacou que o BC não medirá esforços para reduzir os índices e que já possui uma rota definida para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
"O Banco Central não vai poupar esforços para cumprir a meta. O mandato da autarquia é manter os juros em patamar restritivo o suficiente para controlar a inflação", afirmou Galípolo.
O Copom tem mantido a perspectiva de alta na taxa Selic. Na última reunião, a taxa básica de juros subiu 1 ponto percentual, enquanto no encontro anterior o aumento foi de 0,5 ponto. (Com informações SBT News)
