| Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.

Agroindústria de Mandioca: Prefeito Rodrigo Sacuno lança construção no Assentamento Juncal, em Naviraí


Iniciativado poder publico impulsionará a agricultura familiar e fortalecerá a economia local
Produtores da agricultura familiar comemoram avanço com a construção da Agroindústria de Mandioca no Assentamento Juncal, em Naviraí. (Foto Portal do Conesul José Luiz Bressa) Por: Editorial | 18/02/2025 07:10

Na tarde dessa segunda-feira (17), foi lançada a construção da agroindústria de mandioca no Assentamento Juncal, em Naviraí. A unidade beneficiará produtores da agricultura familiar, permitindo a produção de mandioca descascada, lavada, cortada, sanitizada, embalada e congelada para o consumidor final.

O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Sacuno, do presidente da ANTEP, Marcelo de Almeida, do gerente de desenvolvimento José Antônio Cordeiro Leal Uemura (Mano), do coordenador da agricultura familiar, Adolfo Silvério, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Mário do Gesso, das vereadoras Giovana Silvério e Sara Castelão, além de representantes da Agraer-MS e produtores locais.

"Um sonho que se torna realidade"

Durante o evento, os produtores representado pelo Marcelo de Almeida presidente da ANTEP destacou a importância da agroindústria de mandioca para a comunidade:

"Há anos aguardamos por essa promessa, e hoje esse sonho está se tornando realidade. É um dia especial para todos nós! Ver o compromisso das autoridades, que não esperaram o fim do mandato para dar início ao projeto, mostra comprometimento e vontade de fazer acontecer."

Marcelo também agradeceu ao deputado estadual Pedro Kemp pela emenda parlamentar destinada à aquisição de equipamentos para a indústria.

(Foto Portal do Conesul José Luiz Bressa)

Everton Meira dos Santos, coordenador municipal da Agraer em Naviraí, ressaltou que o projeto estava parado a anos e celebrou o avanço:

"Essa planta já foi aprovada pela Vigilância Sanitária e estamos prontos para dar continuidade ao que começamos. A ideia sempre foi agregar valor à produção de mandioca, mas enfrentamos dificuldades por falta de apoio público. Agora, com a gestão do prefeito Rodrigo Sacuno e da Agraer, finalmente estamos tirando esse sonho do papel."

(Foto Portal do Conesul José Luiz Bressa)

Impacto econômico e perspectivas futuras

O vice-presidente da Câmara Municipal, Mário do Gesso, destacou a relevância da iniciativa:

"A agroindústria da Juncal representa um grande avanço para a comunidade. Com o trabalho do gerente de desenvolvimento econômico, Mano, e o apoio do prefeito Rodrigo Sacuno, esse projeto finalmente se torna viável. Em breve, estará gerando renda para os produtores do assentamento."

(Foto Portal do Conesul José Luiz Bressa)

José Antônio Cordeiro Leal Uemura (Mano), gerente de desenvolvimento, reforçou a confiança na gestão municipal:

"O prefeito está ao nosso lado, avalizando todo o trabalho, o que traz credibilidade à iniciativa. Essa agroindústria de mandioca não é apenas uma estrutura, mas um meio de garantir rentabilidade para a agricultura familiar da Juncal. E isso é apenas o começo: após a agroindústria, já estamos planejamos implantar uma despolpadeira de frutas."

(Foto Portal do Conesul José Luiz Bressa)

Prefeito Rodrigo Sacuno: "Hora de destravar projetos parados"

O prefeito Rodrigo Sacuno celebrou o avanço e destacou a necessidade de dar andamento a projetos represados:

"Sabemos das dificuldades para conseguir emendas e equipamentos, e é frustrante ver recursos parados por anos. Estamos determinados a mudar esse cenário. A agroindústria de mandioca é um passo inicial, mas logo teremos também em um futuro breve a despolpadeira de frutas para fortalecer ainda mais o assentamento Juncal."

(Foto Portal do Conesul José Luiz Bressa)

Ele enfatizou que a iniciativa vai além da agricultura familiar e impactará toda a economia local:

"Nosso objetivo é fomentar o comércio local e o desenvolvimento da cidade. Depois de anos de estagnação, chegou a hora de valorizar todos os setores e caminhar juntos rumo ao progresso. A contrução dessa fábrica marca o início de uma nova era para a Juncal."




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: