O Barcelona está em conversas com a Fifa e a Uefa para encontrar soluções que permitam a concretização da venda de Vitor Roque ao Palmeiras, após a LaLiga bloquear a operação na segunda-feira (24). O impasse surgiu devido a uma interpretação das regras de transferência da Federação Espanhola, que não permite que o atacante seja registrado novamente no Barcelona para ser transferido ao Verdão.
O argumento da LaLiga para bloquear a negociação baseia-se nos protocolos da própria Fifa, que definem a manobra como “Technical Registration” (Registro Técnico). Como Vitor Roque está emprestado ao Betis até junho de 2025 e a janela de transferências espanholas já está fechada, o jogador não poderia ser “registrado” novamente pelo Barcelona, nem mesmo ser “reemprestado” pelo time de Sevilha ao Palmeiras. A LaLiga, portanto, defende que a operação infringe seu regulamento, distinto do regramento da Fifa.
Porém, o Barcelona, segundo o jornal Sport, acredita que tem jurisprudência favorável, citando um exemplo recente envolvendo o Palmeiras. Em julho de 2024, o clube brasileiro utilizou a estratégia de "Technical Registration" para viabilizar a transferência do jogador Pedro Lima ao NK Osijek, da Croácia, após o rompimento do contrato com o Norwich City, mesmo com o mercado brasileiro fechado.
O Barcelona, que deseja realizar a venda do atacante com uma obrigação de compra futura, busca um entendimento com a Fifa para avançar na negociação. Embora Betis e Barcelona estivessem confiantes na concretização da transferência, a LaLiga manteve sua posição e não autorizou o modelo de negócio devido ao fechamento da janela de transferências espanhola. (Com informações CNN Brasil)