| Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.

Comitiva do Nordeste visita Copasul para conhecer tecnologia de produção de mandioca em Naviraí


Intercâmbio técnico busca aprimorar a mandiocultura no Nordeste com base em experiência de Mato Grosso do Sul
Visita à sede da Copasul, com representantes do Nordeste conhecendo a tecnologia de produção de mandioca em Naviraí. (Foto: José Luiz Bressa) Por: Editorial | 28/02/2025 10:26

A Copasul recebeu nesta quinta-feira (27) a visita de uma comitiva do Nordeste, composta por representantes do Piauí, Tocantins e professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O grupo, durante a visita, foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Cleiton Simão Zebalho, especialista em mandioca da Copasul, e por Everton Meira dos Santos, coordenador do escritório municipal da Agraer. O objetivo foi conhecer a tecnologia de produção de mandioca em Naviraí, Mato Grosso do Sul.

A mandiocultura, um dos pilares da agricultura na região, recebeu destaque nacional com a presença de superintendentes do Ministério da Agricultura dos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí, integrantes da região conhecida como Matopiba. O interesse do grupo foi compreender o sistema de produção tecnologicamente avançado de mandioca, que coloca Naviraí em uma posição estratégica no cenário nacional e internacional.

A comitiva foi recebida pelo presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, a comitiva acompanhou o manejo, a assistência técnica e o processo industrial da mandioca, observando diferenças significativas em relação ao modelo adotado no Nordeste. Segundo os visitantes, o objetivo é levar esse conhecimento para aprimorar a produção na região, que enfrenta desafios relacionados à produtividade e à tecnologia.

Tecnologia e Sustentabilidade: O Diferencial de Naviraí

Durante a visita, Auro Akio Otsubo, pesquisador da Embrapa Oeste, destacou a parceria de mais de 15 anos entre a Copasul e a Embrapa, que resultou no desenvolvimento de cultivares altamente produtivas e adaptadas às condições do Centro-Sul do Brasil. Entre elas, a Cultivar de Mandioca BRS CS01 se destaca pelo alto rendimento industrial e produtividade.

"O sistema de produção de mandioca aqui é um dos mais intensivos e tecnologicamente avançados do Brasil e do mundo. Naviraí se destaca não apenas pela produtividade, mas também pela sustentabilidade e pelo manejo eficiente", afirmou Otsubo.

Troca de Conhecimentos e Parcerias

Cleiton Simão Zebalho enfatizou a importância da visita para o fortalecimento de parcerias e compartilhamento de experiências.

"É uma grande satisfação receber superintendentes do Ministério da Agricultura, professores e produtores de outras regiões. Eles vieram conhecer nosso sistema produtivo, desde a assistência técnica até a industrialização, o que é muito gratificante para nós da Copasul", disse Zebalho.

José Antônio Roldão, superintendente federal de agricultura de Mato Grosso do Sul, e Raul Amaral, coordenador-geral das Políticas Federais Executivas do Ministério da Agricultura, reforçaram a importância da visita para a troca de experiências. "Essa visita é uma oportunidade para que outras regiões possam se inspirar e adaptar as melhores práticas", destacaram.

Reconhecimento Nacional

Professores da UEMA ressaltaram a relevância de levar o conhecimento adquirido para aprimorar a produção de mandioca no Nordeste. "O que vimos aqui é um exemplo de como a tecnologia e a organização podem transformar uma cultura tradicional em uma atividade altamente produtiva e sustentável."

Com investimentos em pesquisa, tecnologia e parcerias, Naviraí se consolida como referência nacional no cultivo de mandioca, atraindo olhares de todo o Brasil e reforçando a importância da agricultura familiar para o setor.

Futuro Promissor

Segundo Alessandra de Afonseca e Silva Coordenadora técnica regional  da Agraer e o Everton Meira dos Santos, coordenador do escritório municipal em Naviraí, a visita da comitiva do Matopiba marca o início de uma nova fase de colaboração entre os estados, buscando fortalecer a cadeia produtiva da mandioca em todo o país. "Para os nossos produtores locais, o reconhecimento nacional é um incentivo para continuar investindo em tecnologia e sustentabilidade, garantindo que a mandiocultura permaneça como um dos pilares da agricultura brasileira."




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: