O Brasil alcançou a sétima posição no ranking de crescimento econômico de 2024, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com um aumento de 3,4% no Produto Interno Bruto (PIB), totalizando R$ 11,7 trilhões. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A OCDE, composta por 38 países membros, inclui o Brasil entre os países não pertencentes ao grupo, mas que começaram o processo de adesão. Este ano, a organização apresentou os dados de 39 países, incluindo nações como a China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul, além da Rússia, que registrou crescimento de 4,1% no PIB.
O ranking foi liderado pela Índia, com uma taxa de crescimento de 6,7%, seguida pela Indonésia e China, ambas com 5%. O Brasil, com 3,4%, superou a média de crescimento da OCDE, da União Europeia e do G7, que foram de 1,7%, 1% e 1,7%, respectivamente. Entre os países emergentes do BRICS, o Brasil ficou à frente apenas da África do Sul, que registrou um crescimento de 0,6%.
A lista da OCDE também mostrou a queda de PIBs de cinco países, entre eles a Alemanha, com uma retração de 0,2%, a maior economia da Europa.
O ranking de crescimento econômico de 2024 é composto pelos seguintes países:
Além disso, o Brasil superou as médias de crescimento da OCDE (1,7%), da União Europeia (1%) e da Zona do Euro (0,9%).(Com informações Agência Brasil)