O governo federal anunciou um pacote de medidas para reduzir os preços dos alimentos no Brasil. Entre as principais ações, estão a isenção das alíquotas de importação de carne, café, açúcar, milho, óleo de girassol, azeite de oliva, sardinha, biscoitos e massas alimentícias. Além disso, foram divulgadas iniciativas regulatórias e incentivos para a produção de itens da cesta básica no próximo Plano Safra.
Especialistas consultados pelo Valor Econômico afirmam que as medidas, embora possam ajudar, não irão resolver o problema de maneira definitiva. Segundo os analistas, o impacto sobre o bolso do consumidor deve ser limitado, com mudanças nos preços dos alimentos sendo graduais e sem um efeito imediato significativo.
Embora as iniciativas busquem diminuir os custos de produção e melhorar a oferta de produtos essenciais, os especialistas ressaltam que a verdadeira eficácia dessas ações dependerá de fatores como a dinâmica de mercado e a demanda, tornando difícil prever grandes alterações nos preços a curto prazo. (Com informações Globo Rural)