O preço da arroba do boi gordo registrou estabilidade nas principais praças pecuárias de São Paulo nesta segunda-feira (24). Em Barretos e Araçatuba, a cotação negociada a prazo permaneceu em R$ 313, segundo levantamento da Scot Consultoria. Apesar da recuperação registrada na semana passada, o mercado se mantém sem grandes variações.
Pedro Gonçalves, analista de mercado da Scot Consultoria, destaca que o comportamento dos criadores tem sido um fator importante para a estabilidade dos preços. “Há uma maior resistência por parte dos criadores em venderem suas boiadas, o que contribui para a manutenção dos valores”, explica.
Outro fator que tem impactado positivamente o mercado brasileiro de carne bovina é a escalada da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Gonçalves observa que a China, maior importadora de carne brasileira, costuma realizar suas primeiras compras do ano dos Estados Unidos, mas a disputa tarifária entre os dois países pode favorecer a produção nacional.
Na última semana, a China suspendeu a autorização de exportação de 300 plantas frigoríficas dos EUA, o que gerou um aumento nas expectativas em relação à demanda pela carne brasileira. Segundo dados do Cepea, as exportações de carne bovina brasileira cresceram 51% em março, comparado ao mesmo período do ano passado. A média das exportações ficou em 12,5 mil toneladas por dia, com a tonelada da carne in natura sendo negociada, em média, por US$ 4.881.
“Com o ritmo de embarques registrado até agora, e ainda com seis dias úteis restantes em março, a quantidade exportada neste mês (163,3 mil toneladas) está prestes a alcançar o total exportado em março de 2024 (166,3 mil toneladas)”, conclui o Cepea. (Com informações Globo Rural)