Em agosto deste ano, a Honda vai leiloar partes do lendário motor RA100E V10, que equipava a McLaren MP4/5B guiada por Ayrton Senna durante sua campanha do bicampeonato mundial de Fórmula 1, em 1990. A icônica unidade de potência, além de outros itens históricos ligados à trajetória da marca japonesa no automobilismo e na motovelocidade, será colocada à venda durante a Monterey Car Week, nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 17 do mês.
O motor, que entregava 710 cavalos de potência, foi desmontado na fábrica da Honda em Sakura, no Japão, e inclui peças como eixos de comando de válvulas, tampas, pistões e bielas. Com ele, Senna venceu seis corridas naquela temporada decisiva.
Além do brasileiro, o modelo também foi pilotado por Gerhard Berger, que substituiu Alain Prost após a ida do francês para a Ferrari. O MP4/5B era uma evolução do carro usado na temporada anterior, quando Prost conquistou o título de 1989 em uma das disputas mais controversas da F1 contra Senna.
Mais recentemente, esse mesmo carro ganhou os holofotes ao ser conduzido por Lewis Hamilton durante o GP de São Paulo, em novembro. Fã declarado de Ayrton Senna, o heptacampeão mundial rasgou a reta de Interlagos pilotando a MP4/5B, em uma emocionante homenagem aos 30 anos da morte do ídolo brasileiro, completados em 2024.
A Honda, que tem mais de seis décadas de envolvimento com a Fórmula 1, estreou na categoria em 1964, no GP da Alemanha, com um chassi próprio pilotado por Ronnie Bucknum. Desde então, esteve presente em conquistas marcantes, somando oito títulos de construtores — incluindo a era dourada com a McLaren (1988 a 1991) e os recentes triunfos da Red Bull em 2022 e 2023. Com informações G1.