|
Hoje é Terça-feira, 28 de Outubro de 2025.
A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, em imagem de arquivo (Foto: EFE/Paolo Aguilar/Arquivo)
Por: Editorial | 16/04/2025 16:22
A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala (2011–2016), chegou ao Brasil nesta quarta-feira (16) após receber asilo diplomático do governo brasileiro.
Ela desembarcou em Brasília vinda de Lima em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou na Base Aérea da capital no início da tarde.
Heredia havia solicitado asilo na Embaixada do Brasil em Lima na terça-feira (15), poucas horas após ela e Humala serem condenados pela Justiça peruana a 15 anos de prisão no âmbito do caso Odebrecht. Os dois foram acusados de lavagem de dinheiro relacionada a financiamento ilegal das campanhas presidenciais de Humala em 2006 e 2011, com recursos supostamente enviados pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e pela construtora Odebrecht.
O governo peruano informou que o Brasil decidiu conceder asilo diplomático a Nadine Heredia e ao filho menor do casal, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia, com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual os dois países são signatários.
O Ministério das Relações Exteriores do Peru destacou que o Brasil solicitou a saída dos asilados para território estrangeiro, conforme os artigos V e XII da Convenção, e que as autoridades peruanas concederam os salvo-condutos necessários.
O Itamaraty confirmou a chegada de Heredia ao Brasil e informou que ela e o filho passarão pelos trâmites legais para regularização migratória.
Enquanto isso, Ollanta Humala foi preso e transferido para o presídio de Barbadillo, onde também estão detidos os ex-presidentes Alejandro Toledo e Pedro Castillo, ambos envolvidos em escândalos políticos e jurídicos no país. Com informações Gazeta do Povo.
