| Hoje é Terça-feira, 28 de Outubro de 2025.

Eduardo Riedel e presidente do Chile discutem avanço da Rota Bioceânica em Brasília


Governador de MS busca fortalecer a competitividade logística e o escoamento da produção agropecuária para o Pacífico.
Encontro em Brasília discute ações para viabilizar corredor entre o Brasil e o Pacífico. Foto: Reprodução Por: Editorial | 22/04/2025 16:36

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, participam nesta quarta-feira (23), em Brasília, de uma reunião com o presidente do Chile, Gabriel Boric, e representantes dos países que integram o Corredor Rodoviário Bioceânico de Capricórnio. O encontro, que ocorrerá na Embaixada do Chile, faz parte da agenda oficial da visita do presidente chileno ao Brasil, e contará também com a presença de ministros, parlamentares, empresários, autoridades regionais e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Rota Bioceânica, considerada uma das principais estratégias do Governo de Mato Grosso do Sul para melhorar sua competitividade logística, conecta Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O objetivo é criar um novo eixo de integração entre os países, com destaque para o papel central de Mato Grosso do Sul no escoamento da produção agropecuária até os portos do norte chileno. "Hoje, vemos os países envolvidos alinhados em torno de um objetivo comum", destacou o secretário Jaime Verruck.

Durante o encontro, serão discutidos os avanços das obras e as ações necessárias para concretizar o corredor. A reunião incluirá uma mesa-redonda, com temas como infraestrutura, segurança nas fronteiras, logística portuária e oportunidades de negócios. O Chile, na semana passada, apresentou seu Plano de Ação para o Corredor, que inclui 22 projetos rodoviários e a modernização dos portos de Iquique, Antofagasta e Mejillones, por onde deverão escoar as cargas brasileiras.

Em fevereiro, Mato Grosso do Sul sediou o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro dos Governos Subnacionais, reafirmando sua liderança na construção desse novo eixo continental. Com cerca de 3.300 km de extensão, a Rota ligará Campo Grande aos portos chilenos no Pacífico, oferecendo uma alternativa mais rápida e econômica ao transporte marítimo via Atlântico, além de fortalecer as relações comerciais com mercados asiáticos. Com informações Capital News.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: