O softbol, esporte originado nos Estados Unidos e amplamente difundido entre as comunidades japonesas no Brasil, é uma variação do beisebol, com regras adaptadas que priorizam o dinamismo e a participação coletiva. Com forte presença no cenário esportivo amador, o softbol é tradicionalmente praticado em colônias nipo-brasileiras e destaca-se não apenas pela técnica, mas pelo espírito de união e respeito entre os times.
Foto: José Luiz Bressa
Teve início neste sábado (17) a 31ª edição da Copa Takehara de Softbol, tradicional torneio que reúne atletas de diversas regiões e valoriza tanto o esporte quanto a cultura japonesa. A competição contou com a presença de equipes de Naviraí e será encerrada neste domingo (18), com a grande final e a premiação das campeãs.
A realização do evento é fruto da parceria com a colônia japonesa de Naviraí, por meio da Associação Nipo-Brasileira de Naviraí (ANIBRAN), e conta com o patrocínio integral de Sukesada Takehara, reconhecido pelo seu apoio contínuo ao desenvolvimento do softbol na região.
Foto: José Luiz Bressa
Oito equipes participam da disputa neste ano: Equagril Dekalb, Shark Tratores, Jun Tsutida, Ciarama, GVBio, Copasul, Família Fukuda/Flávio Ono (Rio Brilhante) e Tadashi Kamitani/Akira Yamamoto. Durante os dois dias de jogos, os atletas promovem não só a competitividade, mas também o espírito de amizade e integração entre os participantes.
Mais do que uma competição, a Copa Takehara é um símbolo do comprometimento da comunidade nipo-brasileira com a preservação das tradições culturais, a valorização do esporte amador e o fortalecimento dos laços de convivência entre gerações.