| Hoje é Terça-feira, 19 de Agosto de 2025.

Bombeiros de MS se preparam para salvar animais durante incêndios: Curso de resgate forma especialistas para atuar no Pantanal


Treinamento intensivo capacita 30 militares para o resgate técnico de animais silvestres em situações de desastre, como queimadas e enchentes.
Militares do Corpo de Bombeiros realizam simulação de resgate de animal silvestre durante curso em Campo Grande (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros). Por: Editorial | 21/05/2025 09:22

Uma onça-pintada ferida se esconde em uma manilha para escapar do fogo. Um jacaré permanece ilhado, cercado por chamas. No alto de uma árvore em chamas, uma ave se agarra ao último galho em busca de sobrevivência. Cenas impactantes como essas já aconteceram em Mato Grosso do Sul — e, infelizmente, podem se repetir com a chegada do período de seca. Para garantir que, quando acontecerem, haja equipes treinadas e prontas para agir, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado promoveu um curso intensivo de Resgate Técnico Animal (RTA).

Durante três dias, entre 12 e 15 de maio, cerca de 30 bombeiros participaram da capacitação, promovida pelo Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Semadesc (Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). As atividades foram realizadas no Biotério da UCDB, Instituto São Vicente e na Fazenda Escola da universidade, em Campo Grande.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros.

“O objetivo foi habilitar os profissionais que atuam na linha de frente, tanto nos incêndios florestais quanto nas ocorrências urbanas, para que realizem o resgate de animais — silvestres ou domésticos — de forma segura e adequada”, explica Paula Helena Santa Rita, coordenadora operacional do Gretap e médica veterinária.

A formação contou com aulas teóricas e práticas sobre ética no manejo animal, biossegurança, contenção de grandes e pequenos animais, além de técnicas específicas para serpentes, crocodilianos, aves e mamíferos. Todos os participantes foram expostos a simulações realistas, em trio, espelhando a estrutura das equipes em campo.

 Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros.

O soldado Sérgio Leite destaca o valor do aprendizado prático: “Com esse treinamento, conseguimos identificar melhor as espécies, especialmente ofídios, e saber como agir. Isso faz muita diferença, principalmente para orientar comunidades rurais em áreas de risco.”

Outro participante, Rodrigo Bastos, do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Chapadão do Sul, reforça a importância da capacitação em contextos de emergência ambiental. “Durante os incêndios no Pantanal, muitos animais fogem e entram em áreas urbanas ou propriedades. Agora, estamos mais preparados para resgatar com segurança e garantir o bem-estar de todos.”

O curso de RTA faz parte do plano de preparação estratégica do Corpo de Bombeiros para a temporada de incêndios florestais e está alinhado com diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para resposta a desastres. Desde 2021, a capacitação vem sendo oferecida no estado. Em 2025, novos grupos do CPCF e do PrevFogo também serão treinados.

“O RTA vem garantindo melhores respostas, segurança nas operações e, principalmente, a sobrevivência dos animais. Muitos deles são reabilitados no CRAS e devolvidos à natureza com sucesso”, finaliza Paula Helena. Com informações: Governo de Mato Grosso do Sul.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: