Com foco em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar renda para famílias da agricultura familiar, o deputado estadual Renato Câmara articulou uma reunião estratégica com representantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Sidrolândia e os vereadores Adavilton Brandão e Shirlei Pigosso Basso.
O objetivo do encontro foi discutir a ampliação de um projeto de piscicultura em tanques de geomembrana — já desenvolvido pelo IFMS — para os assentamentos de Sidrolândia. A tecnologia é considerada de baixo custo, viável para pequenos produtores e com potencial para melhorar significativamente a renda das famílias envolvidas.
A reunião resultou na definição de um estudo de viabilidade técnica e econômica. Caso o projeto seja aprovado, a proposta será encaminhada à Prefeitura de Sidrolândia, sob a gestão do prefeito Rodrigo Basso, para possível implantação.
A iniciativa também chamou atenção de outras lideranças. O vereador Flavinho Lopes, de Bela Vista, participou do encontro a convite do deputado, com o intuito de conhecer o modelo e avaliar sua implantação no município, em parceria com o prefeito Gabriel Boccia.
A reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, destacou a relevância social do projeto. “Esse é um exemplo claro de como a ciência pode ser aplicada para transformar vidas, levando segurança alimentar e geração de renda para assentamentos e comunidades indígenas”, afirmou.
Os próximos passos envolvem a realização dos estudos técnicos. Caso sejam favoráveis, Sidrolândia poderá se tornar referência estadual em piscicultura voltada à agricultura familiar, servindo como modelo para outras cidades de Mato Grosso do Sul. Com informações: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.