A cidade de Inocência, em Mato Grosso do Sul, será o ponto de partida de uma grande operação intersetorial entre os dias 6 e 16 de junho. Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), a ação envolve diversas frentes de atuação voltadas à saúde pública, mapeamento de riscos e diagnóstico de vulnerabilidades em regiões que vivem um intenso processo de desenvolvimento populacional, como os municípios da Rota da Celulose.
A operação foi definida em reunião estratégica nesta terça-feira (20), com foco em antecipar demandas e estruturar respostas para evitar a sobrecarga dos serviços públicos. Segundo a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a presença do Estado em regiões de expansão é essencial. “Estamos atuando lado a lado com os municípios, promovendo cuidado integral, prevenção e coleta de dados que vão nortear políticas públicas eficazes”, afirmou.
Com visitas domiciliares em áreas de risco, testes rápidos para ISTs, tuberculose e hanseníase, além de campanhas de imunização, a ação também envolverá a capacitação de estabelecimentos alimentícios para reduzir riscos sanitários. Os dados obtidos serão utilizados na formulação de planos estruturais para o enfrentamento dos desafios locais.
Foto: Arquivo.
A Defesa Civil realizará um levantamento prévio do território e identificará riscos estruturais. “Essa é uma ação construída com diálogo e cooperação. Vamos ouvir a comunidade, mapear serviços essenciais e fortalecer a proteção da população”, destacou o Coordenador-Geral da Defesa Civil, coronel Hugo Djan Leite.
A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, ressaltou que a iniciativa é um marco na integração das políticas públicas de saúde. Já a superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, reforçou a importância do levantamento de dados em campo. “O retrato sanitário que traçarmos será fundamental para agir com precisão nos próximos meses”, disse.
Foto: Assessoria.
Além da Rota da Celulose, o mapeamento estratégico da SES e CEPDEC inclui áreas de fronteira e o traçado da Rota Bioceânica, com o objetivo de garantir que o desenvolvimento das regiões venha acompanhado de planejamento, segurança e qualidade de vida.
“Essa mobilização reafirma o compromisso do Governo do Estado com a população de Inocência e com um desenvolvimento responsável”, concluiu Danielle Ahad, assessora técnica da SES. Com informações: Agência de Notícias.