O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu licitação para contratar os projetos básico e executivo de engenharia destinados à duplicação de 56,6 km da BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia. As propostas das empresas interessadas serão abertas no dia 23 de julho, com custo de referência estimado em R$ 6,06 milhões.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro, destaca a importância da iniciativa. “A contratação do projeto executivo é um passo essencial para viabilizar a duplicação deste trecho, que marca o início da Rota Bioceânica, corredor que ligará nosso Estado ao Chile e ao Oceano Pacífico, facilitando o acesso aos mercados asiáticos. A bancada federal e o governador Eduardo Riedel têm trabalhado intensamente com o Governo Federal para garantir a realização dessa obra estratégica”, afirmou.
Foto: Assessoria.
A demanda pela duplicação tem crescido devido ao aumento do tráfego, especialmente após o funcionamento do Complexo Industrial da Inpasa, que gera o movimento diário de cerca de 800 caminhões. Essa movimentação intensa levou à construção de uma rotatória para melhorar o fluxo, mas ainda existem pontos críticos com risco de acidentes, como nos acessos ao distrito do Capão Seco (MS-258) e ao frigorífico JBS.
Em fevereiro de 2024, a Assembleia Legislativa aprovou uma indicação para que o DNIT realizasse estudo de viabilidade técnica da duplicação, iniciativa liderada por Gerson Claro, que desde 2019 já promovia debates sobre o tema em audiências públicas.
No final de 2024, o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, assinou portaria que autorizou a superintendência estadual a licitar o projeto executivo para a duplicação no trecho entre o km 367,9 (Campo Grande) e o km 424,4 (Sidrolândia).
O projeto executivo incluirá ainda a duplicação da saída para Campo Grande a partir da rotatória da BR-262, a construção de um viaduto em frente ao frigorífico JBS, ciclovia no trecho, cinco quilômetros de retornos, além de trevos ou interseções para acesso ao gasoduto, à estrada estadual da Serra da Urca (Bolicho Seco) e à MS-258 (Capão Seco). A duplicação contemplará pistas separadas por canteiro central, da região do Corpo de Bombeiros até o trecho urbano da rodovia, na Avenida Dorvalino dos Santos. Com informações: Assessoria.