A Embaixada do Canadá no Brasil encaminhou nesta sexta-feira (30) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um convite formal do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, para que o líder brasileiro participe das reuniões do G7 previstas para os dias 16 e 17 de junho, na cidade de Kananaskis, no Canadá.
Segundo informações apuradas pela TV Globo, Lula já sinalizou positivamente à participação no evento, embora o Palácio do Planalto ainda não tenha confirmado oficialmente a viagem.
O G7 é um grupo informal que reúne algumas das principais democracias industrializadas do mundo: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. O objetivo do grupo é discutir anualmente temas estratégicos globais, como economia, meio ambiente, segurança e tecnologia.
Caso Lula confirme presença, esta poderá ser a primeira reunião do G7 em que o presidente brasileiro se sentará à mesma mesa de negociações com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reeleito no ano passado.
Em 2024, Lula já havia participado como convidado do G7 na Itália. Na ocasião, ele criticou a concentração global de renda e o desenvolvimento de tecnologias como a Inteligência Artificial nas mãos de poucos países e grandes empresas. Com informações: G1.