Com foco na realização do sonho da casa própria para famílias em situação de vulnerabilidade, o governador Eduardo Riedel assinou nesta segunda-feira (2), em Campo Grande, contratos para a construção de 252 moradias em dez aldeias indígenas e três assentamentos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Estado, municípios e governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades e Rural (Oga Porã).
O evento contou com a presença do secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo, além de prefeitos, lideranças indígenas e representantes de entidades envolvidas. Ao discursar, Riedel reforçou que habitação é uma das principais demandas da população e destacou o esforço conjunto que possibilitou a conquista.
“Temos projetos na habitação porque dispomos de uma equipe competente, que sabe fazer e correr atrás destas conquistas. O que mais importa é fazer parcerias que levam resultados diretos à população”, afirmou o governador. “Ver o sonho da casa própria concretizado é o que nos move”, completou.
O governador também ressaltou a importância de políticas públicas voltadas especificamente para as comunidades indígenas. “Na minha agenda sempre teve a decisão de fazer políticas públicas dentro das aldeias. Estamos falando de casas, centros culturais, escolas e de água. Só conseguimos isso com parceria com os municípios e o governo federal.”
As moradias serão construídas nos municípios de Aquidauana, Anaurilândia, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rio Negro, Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia. Entre as aldeias beneficiadas estão Buritizinho e Limão Verde (Aquidauana), Lagoinha (Miranda), Brejão e Taboquinha (Nioaque), São João (Porto Murtinho), Sucuri’y (Maracaju), Olho D’Água (Dois Irmãos do Buriti), Lagoinha e Córrego do Meio (Sidrolândia). Com informações: MS.GOV.