O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, participou nesta segunda-feira (9) de um encontro com cerca de 400 estudantes do Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte (MG). Durante a palestra intitulada “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso tratou de temas como ética, democracia e o papel transformador da juventude.
Considerado um dos colégios mais tradicionais da capital mineira, o Estadual Central tem projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer e é berço de formação de diversas personalidades da política, literatura e artes.
Barroso compartilhou sua trajetória até o Supremo e incentivou os alunos a construírem seus caminhos com base em valores sólidos e dedicação aos estudos. “Vivemos em uma sociedade em que a verdadeira riqueza é o conhecimento. Por isso, é fundamental buscar informação, ter curiosidade e vontade de progredir”, afirmou o ministro.
Foto: Antonio Augusto/STF
Ele também alertou para a importância de preservar a democracia, ressaltando que ela não esteve sempre presente no país. “Quando eu era jovem, não vivíamos em uma democracia plena. Hoje, vocês têm esse direito garantido, mas é preciso valorizá-lo e cultivá-lo”, completou.
A diretora do colégio, professora Nívea Galvão, ressaltou o esforço dos alunos para estudar e disse acreditar no potencial da juventude. “Esses jovens desejam um país mais justo e igualitário. Quem sabe este evento plante a semente para que se transformem em juristas, defensores ou, quem sabe, ministros para proteger a nossa Constituição”, declarou.
Após a palestra, o ministro se reuniu com magistrados mineiros para discutir os desafios enfrentados pelo Judiciário em Minas Gerais e no restante do país.Com informações: STF.