| Hoje é Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025.

Mato Grosso do Sul intensifica busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola até junho


Secretaria de Estado de Saúde mobiliza profissionais das unidades básicas e realiza visitas domiciliares para fortalecer vigilância e prevenir circulação dos vírus no estado.
Profissionais de saúde realizam visitas domiciliares em Mato Grosso do Sul para identificar casos suspeitos de sarampo e rubéola durante mobilização estadual. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 17/06/2025 13:42

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul está intensificando, em parceria com os municípios, a busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola em todo o estado. A ação, que segue até 30 de junho, é voltada especialmente para os profissionais que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), unidades básicas, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e diretamente nas residências.

O objetivo principal é identificar possíveis casos ainda não notificados para evitar a circulação dos vírus no estado. A iniciativa integra a mobilização nacional contra o sarampo e a rubéola promovida pelo Ministério da Saúde, e faz parte do '4º Dia S de Mobilização Nacional para Busca Ativa de Casos Suspeitos', celebrado em todo o Brasil no dia 17 de junho.

“Essas buscas ativas estão sendo feitas de forma institucional, com a revisão de prontuários nas unidades de saúde; comunitária, com visitas domiciliares; e também laboratorial, revisando exames negativos para arboviroses que apresentem sintomas compatíveis com sarampo. Essa estratégia é essencial para aumentar a sensibilidade da vigilância e reforçar o compromisso de manter Mato Grosso do Sul livre da circulação do vírus”, explica Jakeline Miranda Fonseca, gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES.

Para registrar os resultados da mobilização, a SES disponibilizou um formulário online para os municípios. A partir de julho, será possível apresentar um panorama dos casos detectados. A mobilização faz parte dos esforços do Brasil para manter o status de eliminação do sarampo e da rubéola, conforme os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, não há tratamento específico para o sarampo, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. A vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é gratuita e está disponível em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES reforça a importância da participação de todos os profissionais da rede e da população para reconhecer sintomas como febre alta, manchas vermelhas no corpo, tosse seca, coriza, olhos vermelhos e manchas brancas na boca, e buscar atendimento precoce.Com informações: Agência De Noticias.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: