A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e produtores de maçã do Sul do Brasil, tem viabilizado a contratação formal de indígenas para a safra em Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Nesta etapa, 32 trabalhadores da Aldeia Amambai foram contratados pela empresa Rasip para atuar nos serviços de poda e raleio das macieiras — etapas essenciais para garantir a qualidade da produção. O processo de seleção e encaminhamento foi realizado pela Casa do Trabalhador de Amambai.
A iniciativa assegura não apenas emprego temporário, mas também condições dignas de trabalho e remuneração justa. Os trabalhadores recebem salário fixo e bônus por produtividade, com transporte e logística organizados pela Funtrab, com o apoio dos parceiros envolvidos.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Dias Júnior, os benefícios vão além da geração de renda individual. “Além de garantir trabalho digno para os nossos trabalhadores, essa ação também gera um impacto positivo quando eles retornam ao município. O recurso que trazem circula no comércio local, fortalece pequenos negócios e contribui diretamente para a economia de Amambai”, afirmou.
A contratação reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, a valorização da mão de obra indígena e o desenvolvimento econômico local. A união entre os setores público e privado mostra que a inclusão produtiva pode transformar realidades e construir uma sociedade mais justa e integrada. Com informações: Assessoria.