Cerca de 220 técnicos e servidores das esferas estadual e municipal da saúde participam, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), em Campo Grande, de uma capacitação voltada à melhoria da gestão orçamentária no setor. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS) e o Ministério da Saúde, tem como foco principal o uso do Siops (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde).
A programação inclui palestras e oficinas conduzidas por especialistas do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), do Ministério da Saúde, entre eles Carla Cavalcanti, Célia Lima e Karoliny Remor. Segundo os organizadores, a ferramenta é estratégica não só para comprovar o cumprimento dos investimentos mínimos em saúde, como também para planejar, monitorar e qualificar a aplicação dos recursos.
“O sistema de informação é essencial para realizarmos análises robustas e construirmos políticas públicas que impactem diretamente na qualidade dos serviços de saúde”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Ele ressaltou que o bom uso do Siops permite avaliar se os recursos destinados à atenção primária, aos hospitais e à vigilância epidemiológica estão sendo bem aplicados.
Carla Cavalcanti reforçou o papel da capacitação no fortalecimento da gestão. “Ao qualificar gestores e profissionais responsáveis pelo preenchimento do sistema, asseguramos a correta aplicação dos recursos e a conformidade com a legislação vigente.”
Representando o Cosems/MS, a secretária de Saúde de Bonito, Ana Carolina Colla, destacou o aspecto formativo do encontro. “Falar de Siops é compreender como e onde estamos investindo os recursos. É uma ferramenta de diagnóstico e orientação para as políticas públicas.”
Além do Siops, a capacitação também aborda temas como os Núcleos de Economia da Saúde, o módulo de planejamento do DIGISUS E-Gestor, a plataforma InvestSus e indicadores de qualidade do gasto em saúde. Sessões práticas completam a formação, com foco na familiarização com os sistemas de gestão e prestação de contas.
O treinamento integra o cronograma nacional de ações para o fortalecimento da governança financeira no Sistema Único de Saúde, com o objetivo de garantir maior transparência, eficiência e impacto positivo na vida da população.Com informações: Agência de Notícias