Pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul, estado que abriga a terceira maior população indígena do Brasil, foi promovida uma capacitação exclusiva para vereadores indígenas. O encontro, realizado nos dias 26 e 27 de junho, no auditório da Secretaria de Estado da Cidadania, em Campo Grande, marcou um momento inédito de valorização e fortalecimento das lideranças indígenas eleitas.
A ação foi coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários e teve como objetivo oferecer formação técnica, promover o intercâmbio de experiências e fortalecer o papel dos 17 vereadores indígenas que hoje representam suas comunidades nos legislativos municipais.
Para a vereadora Inaye Lopes Kaiowá, de Antônio João, que está em seu segundo mandato, o evento representa mais do que uma capacitação. “É a primeira vez na história que nós, indígenas, estamos ocupando esses espaços. Hoje, temos até ministério no Governo Federal. Isso mostra que não precisamos nos limitar aos cargos de base”, afirmou.
O vereador terena Otacir Figueiredo, de Sidrolândia, que já presidiu a Câmara Municipal, também destacou a importância de protagonismo político dos povos originários. “Por muito tempo nossas comunidades só recebiam as sobras das decisões. Hoje, nós estamos sentados à mesa para decidir. Temos 17 vereadores indígenas em MS. Podemos e devemos sonhar com cargos ainda maiores”, defendeu.
Já a jovem Carla Mayara, vereadora kadiwéu de primeiro mandato em Porto Murtinho, propôs a criação de uma frente unificada para reivindicar políticas públicas voltadas aos povos indígenas. “Unidos, temos mais força. Precisamos de um protocolo comum para demandas como infraestrutura, segurança alimentar e acesso à cidadania”, pontuou.
A capacitação também foi momento de inspiração para parlamentares como Dorival Velasquez, vice-presidente da Câmara de Japorã. “Quando me candidatei, queria que a comunidade fosse ouvida. Hoje, tenho certeza de que ocupar esse espaço é só o começo. Precisamos mostrar, com trabalho, que as aldeias contribuem para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, e o subsecretário dos Povos Originários, Fernando Souza, reforçaram o compromisso do Governo com o fortalecimento político das lideranças indígenas. “Queremos ampliar essas formações e criar condições para que cada vez mais indígenas estejam em espaços de decisão no Executivo e no Legislativo”, finalizou Viviane.Com informações: Agência de Notícias.