| Hoje é Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025.

SES promove capacitação de profissionais de saúde no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres


Promovida pela SES com apoio do Ministério da Saúde, formação prepara profissionais da Atenção Primária para prevenir violências e ampliar a proteção de meninas e mulheres.
Profissionais de saúde participam da capacitação promovida pela SES sobre cuidado ao homem e enfrentamento da violência de gênero, em Campo Grande. Foto: Helton Davis Por: Editorial | 01/07/2025 08:04

Nos dias 26 e 27 de junho, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Gerência de Saúde do Homem, promoveu uma capacitação voltada ao cuidado da saúde masculina com foco na prevenção da violência e na proteção de meninas e mulheres. A formação, voltada a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), integra o projeto Equalisah — iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB).

A capacitação reuniu médicos, enfermeiros, dentistas e demais integrantes da Equipe Multiprofissional (EMulti), com o objetivo de preparar os profissionais para identificar sinais de violência, acolher adequadamente os casos e encaminhar os atendimentos de forma eficaz.

De acordo com Márcia Malacrida, gerente de Saúde do Homem da SES, o diferencial da formação está na abordagem ampliada do cuidado. “Queremos fortalecer ações de saúde do homem com foco na prevenção de situações de violência. Essa capacitação oferece ferramentas para acolher homens em sofrimento e, ao mesmo tempo, ampliar a proteção de meninas e mulheres”, afirmou.

O professor Cláudio Lorenzo, da Universidade de Brasília, destacou a inovação do curso ao propor que os homens também sejam compreendidos como sujeitos de cuidado. “A construção das masculinidades muitas vezes leva ao uso da violência como imposição. Ao envolver o homem nesse processo, conseguimos prevenir conflitos e fortalecer redes de proteção”, explicou.

Com metodologia participativa e enfoque na realidade dos serviços de saúde, a formação incentivou o desenvolvimento de planos de ação locais alinhados à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

Para o enfermeiro Claudemir Santos, da APS de Bonito, a iniciativa amplia o entendimento sobre o papel dos profissionais na prevenção da violência. “Esse conhecimento será multiplicado em nosso território. Com o apoio das equipes multiprofissionais e dos agentes comunitários, conseguimos atuar de forma preventiva”, comentou.

A capacitação ofereceu 100 vagas e os participantes receberão certificado do Ministério da Saúde e do NESP-DF. Entre os temas abordados estavam a construção social das masculinidades, violência como problema de saúde pública, sofrimento mental e o protagonismo da APS na proteção de meninas e mulheres.Com informações: Agência de Notícias.

 

 

 

 

 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: