A Polícia Civil de Naviraí, com apoio de equipes de diversas cidades, deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a operação “Adsumus”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e roubos de veículos na região sul de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão, sendo sete em Naviraí e um em Três Lagoas. As prisões ocorreram em Naviraí (3), Campo Grande (4) e Água Clara (1).
Durante a ação, um dos alvos foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de munição. Com ele, os agentes apreenderam crack, munição calibre .22, dinheiro em notas miúdas e duas balanças de precisão. Em outros dois endereços em Naviraí também foram encontradas substâncias entorpecentes, mas os suspeitos responsáveis não foram localizados até o momento.
A operação é resultado das investigações de um roubo ocorrido em 28 de maio, quando uma vítima foi sequestrada e mantida em cárcere durante toda a madrugada, tendo seu veículo, um Fiat Toro avaliado em R$ 119 mil, além de celulares e mais de R$ 22 mil transferidos via PIX, levados pelos criminosos. Três envolvidos já haviam sido presos logo após o crime. O aprofundamento das apurações identificou outros seis integrantes do grupo, que tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.
De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação atuam em crimes como tráfico de drogas e roubos de veículos, com atuação em Naviraí e municípios vizinhos.
A operação mobilizou dezenas de agentes, com apoio de policiais civis de Itaquirai, Eldorado, Mundo Novo, Água Clara, Três Lagoas e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).
O nome da operação, “Adsumus”, significa “estamos presentes” em latim, e simboliza a presença firme do Estado no enfrentamento à criminalidade organizada e na repressão qualificada aos crimes violentos que afetam a sociedade de Naviraí.
As investigações continuam para localizar outros suspeitos e identificar possíveis cúmplices. Informações anônimas podem ser repassadas à Polícia Civil pelo telefone (67) 3461-1215.