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Projetos estratégicos iniciam transformação urbana em Carmelo Peralta


Com quase 80% da ponte internacional concluída, governo paraguaio assina contrato para obra viária que conectará Carmelo Peralta à Rota Bioceânica e impulsionará desenvolvimento da cidade.
Obras avançam na construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que conectará Carmelo Peralta (PY) a Porto Murtinho (BR), integrando a Rota Bioceânica – Foto: MOPC-PY/divulgação. Por: Editorial | 09/07/2025 16:37

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) assinou, nesta quarta-feira (9), o contrato que dá início à construção da estrada de acesso à ponte internacional que ligará Carmelo Peralta, no Chaco paraguaio, a Porto Murtinho, no Brasil. A assinatura do documento ocorreu durante uma vistoria técnica no canteiro de obras, conduzida pela ministra Claudia Centurión e integrantes da cúpula ministerial.

A nova etapa faz parte do programa de integração da Rota Bioceânica, corredor logístico que conectará o centro-sul da América do Sul ao Oceano Pacífico. O contrato estabelece um prazo de 12 meses para a finalização da via, que terá 3,8 quilômetros de pavimentação asfáltica e permitirá a conexão direta da ponte à Rodovia PY15.

Além da rodovia, Carmelo Peralta receberá obras de reestruturação urbana, como a reconstrução da avenida principal e a implantação de uma faixa costeira, voltada ao futuro crescimento da cidade. O investimento total é de cerca de 126 bilhões de guaranis, sob responsabilidade do Consórcio Vial de Integración, formado pelas empresas Tecnoedil SA e LT SA.

Ministra Claudia Centurión e equipe técnica durante assinatura do contrato no canteiro de obras da ponte que ligará Carmelo Peralta (PY) a Porto Murtinho (BR) – Foto: MOPC-PY/divulgação.

“Este contrato representa muito mais que infraestrutura. É uma resposta às dívidas históricas com o Alto Paraguai, região que, anos atrás, não possuía sequer um quilômetro de asfalto”, declarou a ministra Centurión. “Estamos promovendo desenvolvimento com equidade e integração territorial.”

A ponte internacional, elemento-chave da Rota Bioceânica de Capricórnio, já está com quase 80% das obras concluídas. No lado paraguaio, a torre principal alcançou 100 dos 125 metros previstos, enquanto avança a instalação de cabos e do tabuleiro por cantilever. Do lado brasileiro, a estrutura também está em fase adiantada, com viadutos, barreiras de segurança e calçadas em finalização.

Com a compactação do aterro no trecho urbano de Carmelo Peralta em andamento, a cidade se prepara para se tornar um elo estratégico do corredor que promete transformar a logística e a economia regional. Redação com informações: Rota Bioceanica.




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