A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) concluiu, na última quinta-feira (24), as ações do programa “MS Estado Saudável” no município de Inocência. A força-tarefa foi realizada entre os dias 21 e 24 de julho e mobilizou equipes técnicas da SES e da Secretaria Municipal de Saúde para atender trabalhadores e populações vulneráveis, diante do crescimento acelerado da cidade com a chegada de uma nova fábrica de celulose.
As atividades aconteceram de forma estratégica e no período noturno, respeitando a rotina dos trabalhadores da obra e operação industrial. As ações incluíram vacinação contra Influenza, testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatites B e C, escuta ativa, atendimento em saúde do trabalhador, orientação sobre doenças de transmissão hídrica e fiscalização sanitária.
Para a assessora de projetos estratégicos da SES, Danielle Ahad das Neves, a atuação em Inocência servirá de modelo para outros municípios. “Construímos uma resposta conjunta entre estado, município e setor privado. Uma integração que promoveu acolhimento, vigilância ativa e acesso à saúde com respeito à realidade local”, afirmou.
Além das ações de imunização, a gerente técnica Jacqueline Romero capacitou agentes comunitários para identificar doenças diarreicas e orientar sobre o uso correto de hipoclorito para tratamento da água e higiene dos alimentos. Também foram realizadas reuniões técnicas com profissionais de saúde locais, reforçando a importância da notificação e coleta de amostras em casos suspeitos.
Profissional da saúde realiza análise de testes rápidos durante ação do programa MS Estado Saudável, em Inocência, com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Foto: Assessoria.
A Vigilância Sanitária inspecionou alojamentos e tabacarias da cidade. Apesar das boas condições estruturais encontradas na maioria dos locais, um alojamento foi autuado por vender cigarros sem registro da Anvisa, armazenar produtos vencidos e manter condições inadequadas de higiene. Os itens foram apreendidos e os responsáveis, orientados quanto às medidas corretivas.
Outro ponto de atuação foi a prevenção junto a profissionais do sexo em estabelecimentos da cidade. As equipes ofereceram vacinação, testagens, distribuição de preservativos, orientação sobre PrEP e entrega de kits de higiene pessoal.
A gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins do Nascimento, destacou a importância da testagem em territórios estratégicos. “Levar o serviço até essas populações reduz vulnerabilidades e fortalece a vigilância ativa”, pontuou.
A ação, segundo a assessora técnica da SES, Fernanda Cristina Rodrigues, representou uma união de forças. “Junto com a Secretaria Municipal de Saúde, alinhamos estratégias para cuidar da população e garantir que o crescimento de Inocência ocorra com saúde e qualidade de vida para todos.” Com informações: MS.GOV.