Uma ação integrada realizada entre a Receita Federal, Polícia Militar e agentes do Ministério da Agricultura apreendeu, na fronteira entre Corumbá (MS) e Bolívia, cinco toneladas de mercadorias ilegais e 2,2 quilos de cocaína. A operação aconteceu entre sexta-feira (25) e segunda-feira (28) e visou o combate ao transporte clandestino de drogas e contrabando em ônibus e veículos na região.
Durante as abordagens nos postos Esdras e Lampião Aceso, na BR-262, foram vistoriados ônibus de linha interestadual e cinco ônibus de turismo clandestinos, que transportam principalmente famílias bolivianas em busca de trabalho em São Paulo. Dois passageiros, de 24 e 31 anos, foram presos após a descoberta de que haviam ingerido cápsulas de cocaína para tentar burlar a fiscalização, identificadas por exame de raio-X em hospital local.
Além das drogas, as equipes apreenderam vestuário, combustíveis, alimentos proibidos e 30 fetos — 20 de lhama e 10 de porcos — que representam grave risco sanitário à agricultura e pecuária nacional. Segundo as autoridades, esses fetos abastecem o mercado esotérico da comunidade andina em São Paulo, sendo utilizados em rituais realizados entre agosto e dezembro. Com informações: Campo Grande News.