| Hoje é Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025.

Senadora Tereza Cristina lidera missão em Washington para reaproximar Brasil e Estados Unidos


Grupo de senadores busca diálogo para evitar prejuízos causados por tarifas extras impostas pelos EUA.
Senadora Tereza Cristina durante reunião em Washington com senadores americanos, buscando avanços nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 31/07/2025 08:59

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), está em Washington D.C. com um grupo suprapartidário de oito senadores brasileiros. O objetivo é estimular a reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, criando um ambiente favorável ao diálogo para proteger os interesses brasileiros.

“Não é função do Senado negociar, mas promover um clima de entendimento, pois as tarifas afetarão a todos, sem exceção”, afirmou Tereza Cristina. Ela também defende que o presidente Lula estabeleça contato com o ex-presidente Donald Trump para facilitar a comunicação entre os países. “O presidente Lula deveria ligar para o presidente Trump, sim”, destacou.

A missão, que vai até quarta-feira (30/07), inclui encontros com senadores americanos no Congresso, previstos para terça-feira (29/07), além de reuniões com representantes do Brazil-U.S. Business Council e da Americas Society/Council of the Americas.

Segundo a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, o diálogo entre os países começou em março com uma videoconferência entre o vice-presidente brasileiro e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, que resultou na criação de um grupo técnico bilateral. O Brasil apresentou dados que mostram que a média efetiva das tarifas brasileiras de importação é de apenas 2,7%, contrariando a imagem de protecionismo em Washington.

Apesar dos avanços, no dia 9 de julho, o ex-presidente Trump anunciou uma tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros. “Recebemos a carta com surpresa, pois o diálogo vinha fluindo e nossas considerações eram levadas em conta. Continuamos abertos ao diálogo”, afirmou a embaixadora. Com informações: Conecte MS.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: