A terceira e última etapa da Missão Ásia, conduzida pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fiems, encerrou-se em Singapura com agendas estratégicas voltadas à atração de investimentos e ampliação de parcerias internacionais. A missão, iniciada em 4 de agosto, também incluiu compromissos na Índia e no Japão.
Em Singapura, representantes do Estado apresentaram projetos de infraestrutura e Parcerias Público-Privadas (PPPs) ao fundo soberano Temasek e discutiram tecnologias e modelos sustentáveis com a plataforma GenZero. A participação no MS Day Singapore, realizado na Latin America Chamber of Commerce, reforçou a presença de Mato Grosso do Sul na chancela latino-asiática.
A comitiva sul-mato-grossense, liderada pelo governador Eduardo Riedel, durante reunião com representantes do fundo soberano Temasek em Singapura, fortalecendo parcerias e oportunidades de investimento para o Estado. Foto: Assessoria.
A comitiva visitou ainda o RGE Group, gigante global nos setores de papel, óleo de palma, viscose, construção e energia, e manteve diálogo com a Singapore Meat Traders’ Association (MTA) sobre diversificação das exportações, com destaque para a tilápia produzida no Estado. Encontros com executivos brasileiros, discussões sobre transição energética e uma reunião com o ministro Alvin Tan também fizeram parte da agenda.
O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância das reuniões: “Tivemos encontros produtivos com fundos de investimento em áreas como o setor ambiental, que já vem aplicando recursos em Mato Grosso do Sul. Vamos potencializar isso”. Ele também citou a assinatura de um entendimento com a Bracell, empresa com proprietário em Singapura, para investimentos em celulose no Estado.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou os avanços para a proteína animal. “Obtivemos progresso na abertura de novos mercados, parcerias tecnológicas e investimentos, especialmente para a tilápia de MS”, disse.
A sobretaxa americana impulsionou a busca por novos destinos para o pescado sul-mato-grossense. A MTA demonstrou interesse em distribuir a tilápia do Estado para Japão, China e Indonésia. Com o Plano Estadual PRO-PEIXE, Mato Grosso do Sul busca fortalecer a produção de tilápia de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. Em 2024, a produção de tilápia chegou a mais de 38 mil toneladas.
Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a missão rendeu resultados promissores. “Apresentamos o potencial do Estado a empresários interessados em novos mercados e plantamos sementes importantes para avançar em cada setor”, afirmou.
Diante da sobretaxa americana, Singapura surge como destino estratégico para a proteína animal de MS, país que não impõe tarifas de exportação, abrindo novas oportunidades para escoamento da produção do Estado, o maior exportador brasileiro de tilápia. Com informações: Conecte MS.