| Hoje é Terça-feira, 19 de Agosto de 2025.

BSCA apoia Plano Brasil Soberano e medidas de enfrentamento ao tarifaço dos EUA


Associação Brasileira de Cafés Especiais avalia que ações do governo darão fôlego ao setor e reforçarão negociações bilaterais.
Reunião da BSCA discute estratégias do setor frente ao tarifaço dos EUA e medidas do Plano Brasil Soberano. Foto: Imagem Ilustrativa. Por: Editorial | 15/08/2025 14:33

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) divulgou nota oficial em apoio ao Plano Brasil Soberano, resposta do governo federal ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Em comunicado publicado ontem, a entidade destacou que as medidas do plano são importantes no curto prazo para dar direcionamento ao setor e permitir que o governo e a iniciativa privada mantenham negociações com parceiros internacionais.

“O Plano permitirá que o setor dos cafés especiais ganhe um fôlego pontual e que o governo mantenha suas tratativas, alinhando posicionamentos e reforçando a sinergia com entidades do café nos EUA, buscando uma solução definitiva e positiva para essa relação bilateral”, afirma a BSCA.

A associação ressaltou que os Estados Unidos são os principais importadores de cafés especiais brasileiros, adquirindo mais de 2 milhões de sacas por ano, o que representa receita anual superior a US$ 550 milhões. Segundo a BSCA, a melhor solução seria a inclusão do café na lista de produtos isentos do tarifaço.

O Plano Brasil Soberano inclui linha de crédito com taxas acessíveis, adiamento de tributos federais por dois meses e reativação do Reintegra, que permite ressarcimento em créditos tributários ao longo da cadeia produtiva. Com informações: Agência Brasil.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: