O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, definiu as datas para o julgamento dos réus do chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” na Ação Penal (AP) 2668, que investiga a tentativa de golpe de Estado.
As sessões extraordinárias ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Nos quatro primeiros dias, os julgamentos acontecerão no período da manhã, das 9h às 12h, enquanto a sessão do dia 12 será realizada à tarde, das 14h às 19h. Além disso, foram convocadas sessões ordinárias nos dias 2 e 9, no período da tarde.
A definição das datas foi solicitada pelo relator da AP 2668, ministro Alexandre de Moraes, após o encerramento da instrução processual, o cumprimento das diligências complementares e a apresentação das alegações finais pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelos réus.
Entre os réus estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, o almirante Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid, este último colaborador da Justiça. Todos respondem por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Com informações: STF.