O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (22) a falta de comprometimento dos países ricos com o enfrentamento às mudanças climáticas e reforçou a necessidade de cumprir decisões internacionais, incluindo compromissos financeiros. A declaração ocorreu durante encontro de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Bogotá, na Colômbia.
Lula destacou a importância do engajamento dos países amazônicos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e o apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado em Belém (PA). O fundo visa financiar a preservação de biomas florestais em cerca de 70 países, fundamentais para a regulação do clima e captura de carbono.
O presidente brasileiro também cobrou financiamento mais robusto dos países ricos, além dos US$ 300 milhões anuais prometidos na COP29, e enfatizou que a preservação da Amazônia depende não apenas das nações que a abrigam, mas de ações globais de redução de gases de efeito estufa.
Durante o encontro, Lula reforçou que políticas para a Amazônia devem respeitar os povos que vivem na região, incluindo indígenas, pescadores, extrativistas e pequenos agricultores. Ele destacou ainda a importância do combate ao crime organizado, que prejudica tanto a população local quanto a floresta, anunciando a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus (AM), no dia 9 de setembro. Com informações: Agência Brasil.