| Hoje é Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025.

Lula rebate Trump e defende soberania brasileira em artigo no The New York Times


Presidente critica tarifas dos EUA, destaca avanços do Brasil na democracia, economia e meio ambiente, e reafirma disposição para diálogo bilateral.
Foto: Reprodução Por: Editorial | 15/09/2025 10:30

Em artigo publicado ontem (14) no The New York Times, intitulado Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aumento das tarifas sobre produtos brasileiros.

Lula destacou que, nos últimos 15 anos, os EUA registraram um superávit de US$ 410 bilhões na balança comercial com o Brasil e que cerca de 75% das exportações brasileiras aos americanos são isentas de impostos. O presidente defendeu o multilateralismo como base para as relações internacionais e classificou a decisão de taxar produtos brasileiros como política.

O chefe do Executivo também criticou acusações de Trump contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e questionou a postura das grandes empresas de tecnologia dos EUA. Entre os avanços brasileiros, Lula citou a implementação do PIX, que ampliou a inclusão financeira, e a redução do desmatamento na Amazônia, além de apreensões de recursos usados em crimes ambientais.

O presidente reafirmou que o Brasil está aberto a negociar tarifas, lembrando os mais de 200 anos de relações bilaterais e destacando que divergências ideológicas não devem prejudicar a cooperação entre os países.


Brasil dá exemplo de democracia, apontam especialistas do NYT

Em outro artigo publicado pelo jornal na sexta-feira (12), os professores Steven Levitsky e Filipe Campante destacaram a condenação de Bolsonaro como exemplo de fortalecimento da democracia brasileira, em contraste com a situação nos EUA após a eleição de 2020. Para eles, a ação das instituições brasileiras demonstra eficácia na proteção do sistema democrático, enquanto as sanções e tarifas de Trump contra o Brasil refletem pressão política externa.


ONU: embate entre soberanias

Na 79ª Assembleia Geral da ONU, marcada para 23 de setembro, Lula e Trump vão apresentar visões opostas sobre soberania, liberdade de expressão, crise climática e conflitos internacionais. Enquanto o presidente brasileiro defenderá cooperação multilateral, proteção ambiental e regulação de plataformas digitais, Trump reforçará discurso nacionalista, alinhamento a Israel e críticas a organismos internacionais.

O confronto simboliza não apenas diferenças ideológicas, mas também uma disputa por legitimidade no cenário global, com impactos potenciais na ordem internacional nas próximas décadas.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: