Em Paranatinga, em Mato Grosso, um vídeo divulgado pelo portal Repórter MT mostra a esposa do avô da vítima ordenando que a criança lamba comida do chão, sob ameaça de ser agredida com uma mangueira de água. A vítima chora, tosse e, em meio à coação, obedece às ordens.
Após a divulgação das imagens e denúncias, a polícia prendeu preventivamente o casal, acusado de torturar e maltratar duas crianças de 6 e 8 anos. Além da prática registrada em vídeo, os menores eram submetidos a castigos cruéis, como permanecer de joelhos sobre tampinhas de garrafa por longos períodos, além de agressões físicas e intimidações constantes.
O avô das crianças, que detinha a guarda, foi apontado como omisso por permitir que os abusos acontecessem. O caso contou com a atuação do Conselho Tutelar e acompanhamento do Ministério Público, que solicitou a manutenção da prisão da agressora e pediu o acolhimento institucional dos menores. Atualmente, as crianças estão sob os cuidados do avô paterno.
Segundo a promotora Caroline de Assis e Silva Holmes Lins, os menores viviam em um ambiente marcado por “tortura, intimidação, coação psicológica e violência física”, o que agravou sua vulnerabilidade emocional. Ela destacou que os castigos impostos resultaram em “intenso sofrimento mental, exposição vexatória e desumanização”.
O delegado Gabriel Conrado afirmou que a investigação prossegue e que o inquérito será encaminhado ao Judiciário para que os acusados sejam responsabilizados conforme a lei. Com informações: Dourados Agora.