A estudante Gabriela Simões Reis, natural de Campo Grande (MS), foi encontrada morta no último domingo (14) na Casa do Estudante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul. Gabriela, que cursava Ciências Econômicas, é a segunda universitária a tirar a própria vida na instituição em menos de dois meses.
Com a morte, a FURG decretou luto oficial e suspendeu as aulas entre os dias 15 e 19 de setembro. A universidade informou ainda que está oferecendo apoio psicológico a estudantes e servidores por meio dos serviços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
Gabriela trabalhava durante o dia e estudava à noite, e deixa um filho que vive em Campo Grande com o pai. A jovem costumava viajar ao Mato Grosso do Sul nas férias escolares de julho e fim de ano. O corpo será velado na capital sul-mato-grossense, mas até a tarde desta terça-feira (16) a família aguardava a confirmação da chegada.
Cerca de 50 dias antes, a universidade já havia registrado outro caso de suicídio, envolvendo Lucas Sala Mendes Vieira, estudante de Engenharia Mecânica, que morreu no fim de julho.
Em nota, a FURG reforçou a importância de cuidar da saúde emocional e destacou a necessidade de atenção às questões de saúde mental no ambiente acadêmico, especialmente durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Com informações: Hoje mais.